domingo, 7 de agosto de 2016

Mais de 300 navios de contêineres, 4% da frota mundial, são tirados de circulação por causa dos baixos fretes e menor atividade comercial

         A consultora marítima Drewry anunciou que mais de 300 navios porta contêineres, com capacidade total de 800 mil teus, equivalentes a 4% da frota mundial foram tirados de circulação até início de julho deste ano, mesmo sendo esse o período em que começa a alta temporada de exportações asiáticas. O fenômeno foi atribuído a redução da atividade comercial em 2016, às baixas tarifas de frete e à escassa demanda que desenham um quadro nada animador para os próximos meses para o transporte global.
         Analistas especularam também que armadores podem estar usando a retirada dos navios como estratégia para tentar elevar os fretes para valores mais rentáveis. Além disso, as principais transportadoras internacionais não param de receber novas embarcações, encomendadas nos últimos anos e que acabam por saturar ainda mais o mercado mundial de cargas.
           A retenção de navios é insuflada também pelos efeitos provocados pela expansão do Canal do Panamá, que deixou um número considerável de portacontêineres do tipo Panamax fora de circulação. A nova realidade, criada a partir da duplicação da ligação Pacífico-Caribe torna obsoletos navios com capacidade até 3 mil teus, que entram em extinção mesmo em mercados dominados por navios de menor porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário